quinta-feira, 22 de maio de 2008

A história das histórias



O impulso de contar histórias nasceu no homem no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência, que poderia ter significado para todos. Não há povo que não se orgulhe de suas histórias, tradições e lendas, pois são a expressão de sua cultura e devem ser preservadas. Concentra-se aqui a íntima relação entre a literatura e a oralidade.
Desde o início dos tempos os homens transmitem seus conhecimentos através das histórias, assim como hoje. Quem não gosta de ouvir histórias, de novelas filmes, causos, fofocas.
Se na pré-história ou em sociedades mais humildes sentavam-se em volta do fogo para ouvir e contar histórias, hoje, levamos as visitas mais preciosas para nossa cozinha, lá passamos um café, batemos um bolo, e ficamos a vontade para ouvir e sermos ouvidas.
Na grécia antiga tivemos os poemas de Homero e Hesíodo (Ilíada e Odisséia), as Fábulas de Esopo, e não podemos esquecer que nesse período clássico a educação das crianças eram ligadas aos mitos, contos de fadas, e as mulheres mais velhas contavam as histórias às crianças denominadas "Mythoi".
Na Ìndia os contos que posteriomente seriam difundidos no Ocidente tomando dimensões regionalistas.
A célula Máter dos contos infantis está na novelística medieval, que tem sua origem na Índia, a palavra é algo mágico.
Na idade moderna os contos de fadas fala do que é mais humano: amores, brigas, inveja, ódios, reconciliação, perdão, etc..
A literatura infantil surge no seculo XVII, com a mudança da sociedade e da família, a criança passa a ser vista como um ser diferente do adulto.
Hoje a literatura infantil encontra um lugar na vida de nossas crianças.
As histórias são formas de aproximar gerações e povos.
Você conta histórias?????

2 comentários:

Claudineia Gimenes disse...

Olá Deise,

é uma honra fazer parte dos seus favoritos...está tudo maravilhoso, parabéns menina!

A contadora de história ja está inserida nos links do meu blog..

bjs e muitas bençãos em sua vida!

NOVIDADES DO EXIL disse...

Ola, boa noite Deise
meus filhos, adoram seu blog e eu tambem minha esposa tambem, todos os dias nós olhamos, parabens.